Pantanal Sul (Coxim) – 07/2010

  PORTUGUÊSDepois de um longo período de inatividade devido a um projeto que me ocupou bastante, volto a publicar no blog.Pois, atualizei minha galeria de fotos do Pantanal ( http://www.lgphotography.fr/blog/Brazil/Mato-Grosso/Pantanal/galerie.html ) incluindo novos registros realizados durante uma viagem organizada por Douglas Fisher (), no cerrado (logo as fotos do Parque da Emãs e da área) com término no Pantanal, em Coxim.Pode conferir a seleção completa das fotos realizadas durante essa expedição nesse link: http://www.lgphotography.fr/blog/Brazil/Mato-Grosso/Pantanal/New-07-2010/galerie.htmlVou comentar a primeira foto, das Araras amarelas com fundo branco. É sobre o mesmo fundo branco que vou comentar, pois, ele é totalmente “natural”, sem nenhum tratamento.A técnica é simples e aproveita a combinação de dois elementos geralmente considerados com desfavoráveis à fotografia: o mal tempo e a capacidade limitada das câmeras em registrar todas as tonalidades, do mais claro ao mais escuro.Pois é, o alcanço dinâmico (dynamic range) das câmeras, que define a amplitude das tonalidades registráveis, é muito menor que dos olhos. Ou seja, a câmera não consegue registrar o que os olhos enxergam. Os tons mais escuros ficam pretos e os mais claros brancos, enquanto os olhos ainda distinguem detalhes. Em outro artigo, veremos como melhorar o alcanço dinâmico das câmeras, mas hoje, vamos ver como aproveitar essa lacuna.Na verdade, já falei o suficiente para entender o principio… É bastante simples na prática: com tempo um pouco cinza, nublado, ou na contra-luz, o tema fotografado geralmente sai escuro nas imagens, enquanto o céu fica quase branco, sem detalhes, o que faz a decepção do fotógrafo.Pois, em vez de deixar de fotografar, ou realizar imagens sem a graça do céu azul com luz bacana, a dica é super-expor para aproveitar aquele céu “quase branco”. Ele vira um fundo branco perfeito para valorizar o tema.A melhor opção para expor “corretamente” é passar para o modo “spot” (também chamado de “ponto central”) é medir a exposição bem no tema antes de enquadrar e clicar. Até pode-se aumentar ainda a exposição de 0,3 a 1 ponto via a correção de exposição da câmera.O resultado é um temo bem exposto, luminoso e colorido com um fundo branco igual à foto de estúdio!
.FRANÇAISAprès une longue période d’inactivité due à un projet qui a occupé une bonne part de mon temps, je reprends les publications sur mon blog.Voilà, je viens d’actualiser ma galerie de photos du Pantanal ( http://www.lgphotography.fr/blog/Brazil/Mato-Grosso/Pantanal/galerie.html ) en y ajoutant des images réalisées à l’occasion d’une expédition organisée par Douglas Fisher (), à travers le Cerrado (photos à venir) et qui se terminait dans le Pantanal, aux alentours de Coxim.Vous pouvez visualiser la sélection des photos réalisés en suivant ce lien : http://www.lgphotography.fr/blog/Brazil/Mato-Grosso/Pantanal/New-07-2010/galerie.htmlJe vais commenter la première photo, des aras bleus sur fond blanc. C’est précisément ce fond blanc qui va faire l’objet de mon explication. En effet, celui-ci est totalement ‘‘naturel’’, c’est à dire, n’ayant fait l’objet d’aucune retouche.La technique est en fait très simple et tire profit de deux éléments généralement considérés comme défavorables : le mauvais temps et la capacité limitée des appareils à enregistrer l’ensemble des tonalités, des plus claires aux plus sombres.En effet, la ‘‘dynamique’’ des appareils, qui définit l’amplitude des tonalités enregistrables, est nettement inférieure à celle des yeux. Autrement dit, l’appareil-photo n’est pas capable de reproduire exactement ce que les yeux voient : les tons les plus sombres ressortent complètement noirs et les plus clairs totalement blancs alors que les yeux distinguent plus de détails. J’aborderai le sujet dans un futur article où j’expliquerai comment améliorer la dynamique enregistrable, mais aujourd’hui nous allons voir comment profiter de cette lacune.Á vrai dire, j’en ai déjà écris assez pour que le principe soit évident… En pratique, c’est très simple : avec un temps gris, nuageux, ou un bon contre-jour, le sujet d’une photo apparait généralement sombre alors que le ciel est quasi blanc, sans détails, et fait la malheur du photographe.Eh bien, au lieu de laisser tomber ou de se contenter d’images fades sans la saveur d’un jolie ciel bleu et d’une belle lumière, le truc est de surexposer pour profiter de ce ciel ‘‘presque blanc’’. Ainsi, il forme fond réellement blanc, parfait pour valoriser le sujet.La meilleur option pour exposer ‘‘correctement’’ la photo est la mode ‘‘spot’’ (ou ‘‘mesure centrale’’) et mesurer l’exposition sur le sujet, avant d’encadrer et cliquer. On peut éventuellement augmenter encore un peu l’exposition de 0,3 à 1 point via la correction d’exposition.Le résultat est un sujet bien exposé, coloré et lumineux, avec un fond blanc identique à celui d’une photo en studio.
 Original article written by LGphotography and published on Laurent Guerinaud Photography
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Source: Viagem

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